Como realizar aulas virtuais?

Em meio à crise do novo coronavírus (COVID-19), mais da metade dos estudantes do mundo inteiro estão com as aulas suspensas para evitar a propagação da doença. Neste cenário, começa-se a discutir a possibilidade de utilizar ambientes virtuais para a realização de aulas. Neste artigo, vamos abordar a solução que o Google possui para tal problema: o Google Sala de Aula (ou Google Classroom).



O Google Sala de Aula foi lançado em meados de 2014. Ele possui ferramentas que permitem a publicação de conteúdos, atividades e tarefas na plataforma. E o melhor de tudo: o Google Sala de Aula é uma ferramenta que pode ser utilizado gratuitamente por escolas e universidades.

Para um professor começar a utilizar o Google Sala de Aula, ele primeiramente terá que pedir para a escola se cadastrar no G Suite for Education, que é uma plataforma gratuita de ferramentas do Google voltadas para o ambiente escolar. Entre as ferramentas disponíveis no G Suite for Education, está o Google Sala de Aula e o Hangouts Meet (que permite a realização de videoconferências e chamadas de voz).

Para cadastrar uma escola no G Suite for Education, é necessário acessar o site https://gsuite.google.com/signup/edu/welcome. O site exibirá uma tela introduzindo o serviço. Basta clicar em ‘Continuar’. Será requisitado algumas informações sobre a escola: nome, modalidade de ensino, site, quantidade de alunos e funcionários, telefone, endereço completo, nome do administrador e e-mail.

Durante o cadastro, o G Suite for Education irá questionar se a escola já possui um domínio (exemplo: www.escolasb.com) para utilizar no cadastro. Caso a escola não possua um domínio, o site irá auxiliar na busca por um domínio. Um domínio com final .com custa aproximadamente R$ 50,00 por ano.

Infelizmente, para criar uma conta no G Suite for Education, a escola precisa possuir um domínio. Entretanto, esse é o único custo que a escola terá. Mas há muitas vantagens em adquirir um domínio: a escola terá um site profissional (exemplo: www.escolasb.com) e poderá criar contas de e-mail para seus funcionários com este domínio (exemplo: angelina@escolasb.com).

Após informar um domínio para ser utilizado, será necessário criar um usuário e senha para acessar a administração do G Suite for Education. Em seguida, o Google exibirá os termos de uso para se cadastrar na plataforma. Após ler, basta continuar. Ao final do cadastro, o Google irá informar que acaba de disponibilizar uma avaliação de 14 dias, período no qual a escola será verificada. Durante este período, a escola já poderá criar contas para que os professores comecem a utilizar o Google Sala de Aula.

Com o Google Sala de Aula, os professores poderão criar turmas para cada disciplina e convidar os alunos disponibilizando a eles o código da turma. Os alunos podem acessar suas turmas pelo site ou pelo aplicativo do Google Sala de Aula. Cada turma possui um mural, onde o professor pode deixar recados e conteúdos; e um painel de atividades, onde são publicados exercícios e trabalhos.

O G Suite for Education é uma ferramenta completa, que permite inclusive a realização de aulas em videoconferência. O Google disponibiliza em seu site aulas de treinamento para professores utilizarem o Google Sala de Aula. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato em meu e-mail. Agora é a hora das escolas se adaptarem para disponibilizar aulas on-line neste período em que o melhor método de prevenção contra o COVID-19 é o isolamento social. #FicaEmCasa

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