As marcas chinesas são confiáveis?
As marcas chinesas estão invadindo diversos mercados, entre eles o de tecnologia e o automobilístico. No Brasil, muitos modelos de carros chineses estão sendo lançados. As marcas chinesas de smartphones, como a Xiaomi e a Huawei, estão investindo fortemente no mercado brasileiro. Porém, no passado os produtos chineses já foram sinônimos de baixa qualidade e cópia barata. Será que atualmente os produtos chineses são confiáveis e valem o investimento?
A China está se expandindo globalmente, visando se tornar a maior potência econômica mundial. Para ter uma ideia, das 51 marcas de veículos comercializadas no Brasil, 12 são chinesas. Porém, elas só detêm 0,94% do mercado automobilístico brasileiro. Mesmo assim, os preços atraentes são um grande chamativo para os clientes e os produtos chineses atualmente são excelentes no quesito qualidade.
As marcas chinesas têm entrado com força no mercado brasileiro de tecnologia. Infelizmente, o Brasil possui grandes barreiras tarifárias (ou seja, altos impostos para produtos importados), o que torna os itens importados mais caros. Os elevados impostos brasileiros para produtos importados têm como objetivo permitir que as indústrias nacionais consigam competir no mercado. O maior prejudicado é o consumidor final. Felizmente, o governo brasileiro está estudando a possibilidade de reduzir os impostos sobre a importação de produtos de tecnologia, uma medida que poderá auxiliar muito no desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Atualmente, investir na compra de produtos de tecnologia de marcas chinesas vale muito a pena. A Xiaomi e a Huawei são exemplos de empresas de tecnologia operando no Brasil que possuem produtos de alta qualidade. Curiosamente, a Xiaomi não vende apenas celulares, mas também relógios inteligentes, patinetes elétricos, projetores, aspiradores robôs e outros itens inteligentes para a casa.
Porém, usuários de celulares da Huawei estão apreensivos por causa da Guerra Comercial que está acontecendo entre a China e os Estados Unidos. Os EUA proibiram que empresas americanas negociem com a Huawei (segunda maior fabricante de smartphones do mundo), acusando que a empresa utiliza os smartphones de seus usuários para espionagem. Isso significa que a Huawei não poderá mais utilizar o sistema operacional Android em seus celulares, afinal, o Android pertence a Google (empresa americana). Até o momento, a proibição dos EUA não atingiu outras empresas chinesas, mas mesmo assim já poderá ter consequências desastrosas.
Comentários
Postar um comentário