O que aconteceu com o Orkut?

Em julho de 2008, o Orkut atingiu o marco de 40 milhões de usuários ativos no Brasil.  Três anos depois, em setembro de 2011, o Facebook ultrapassou o Orkut, se tornando a rede social mais acessada do Brasil. Como o Orkut atingiu seu auge e caiu ao fracasso em um período de tempo tão curto?

O Orkut é uma rede social que foi lançada em 2004 pelo desenvolvedor Orkut Büyükkökten, funcionário da Google. Porém, o Orkut só ganhou uma versão em português em meados de 2005. Três anos depois, a rede social já havia conquistado o público brasileiro. Aproximadamente 50% dos usuários do Orkut na época eram brasileiros.


Porém, em 2011, a queda do Orkut iniciou. A rede social vinha perdendo usuários mês após mês, enquanto o Facebook e o Twitter (redes sociais concorrentes) cresciam cada vez mais.  No início de 2012, chegou o dia em que o Orkut perdeu o posto de maior rede social do Brasil.  E depois disso, a queda do Orkut foi inevitável. Em junho de 2014, a Google anunciou que o Orkut seria desativado permanentemente em setembro do mesmo ano.

Mas vamos ao principal questionamento desse artigo: como o Orkut perdeu sua base de usuários em tão pouco tempo? Existem diversos fatores que colaboraram com a queda da rede social: a demora no lançamento de atualizações, a falta de privacidade, os perfis falsos, a dificuldade para enviar recados para amigos, etc.

Outro fator pode ter sido a influência norte-americana. O Orkut nunca foi muito popular nos Estados Unidos, mas por outro lado, o Facebook conquistou bem os estadunidenses. Portanto, a influência norte-americana presente em filmes e séries pode ter convencido os brasileiros a migrar para o Facebook (e todos sabemos que os brasileiros adoram imitar os estadunidenses).

A própria Google tem uma grande parcela de culpa pela queda do Orkut. Em 2011, a Google lançou o Google+, outra rede social. Porém, o Google+ e o Orkut competiam pelo mesmo espaço no mercado. No final das contas, isso só confundiu o usuário, fazendo com que a Google acumulasse fracassos nesse setor.

Falando no Google+, essa é outra rede social que fracassou. Em abril de 2019, a Google desativará as contas pessoais do Google+. A Google anunciou que a rede social será desativada após divulgar uma falha existente no serviço que expôs os dados de 52,5 milhões de usuários. Agora, a aposta da Google é transformar o YouTube em uma rede social. Veremos se dessa vez a ideia será bem-sucedida.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente