Pagamentos instantâneos - PIX


A partir de novembro de 2020, começará a ser testado no Brasil um novo sistema de transferências instantâneas, que deve acabar com as transferências via DOC e TED. O Banco Central do Brasil (BC) anunciou no dia 19 de fevereiro de 2020 o PIX, que é um sistema de pagamentos instantâneos.

O PIX vai funcionar todos os dias (24 horas) e vai permitir que sejam realizadas transações financeiras em menos de 10 segundos.  O PIX poderá ser utilizado inclusive por quem não possui uma conta bancária. Além disso, todas as instituições financeiras que possuem mais de 500 mil contas ativas terão que aderir ao PIX obrigatoriamente. Com o PIX, será possível transferir dinheiro entre contas, fazer pagamentos com a leitura de QR Code e recolher guias de impostos da União (GRU).

O BC irá cobrar R$ 0,01 pela liquidação de 10 pagamentos instantâneos na plataforma. Portanto, a expectativa do BC é que as instituições vão oferecer o PIX gratuitamente, devido à competição com as fintechs (startups que trabalham para inovar os serviços do sistema financeiro), como o Nubank que já oferece atualmente TEDs gratuitas para seus clientes.

O PIX vai utilizar ‘chaves’ de endereçamento que substituirão dados como número do banco, agência e conta. O PIX também utilizará códigos QR (QR Code) para realizar os pagamentos. Cada cidadão terá um QR Code atrelado ao número do CPF. As empresas também terão um QR Code atrelado ao número do CNPJ, para que seja possível receber transferências mesmo sem ter uma conta bancária

Para utilizar o PIX, o cidadão não terá que possuir obrigatoriamente uma conta em banco, pois basta utilizar um aplicativo compatível com o novo sistema. Sites de e-commerce também poderão oferecer o PIX como opção de pagamento.

De acordo com um estudo da consultoria especializada em varejo financeiro Boanerges & Cia, em 10 anos o PIX deve reduzir na metade a quantidade de pagamentos em dinheiro vivo. Atualmente, cerca de 29% dos pagamentos são feitos com papel-moeda. Em 2030, estes pagamentos irão representar 14% do total. 

O PIX proporcionará uma grande revolução no Brasil, ao promover maior inclusão financeira para a população e garantir maior facilidade nas transações online. O papel-moeda é um meio de pagamento com maior custo e menor rastreabilidade, facilitando a ocorrência de atividades ilícitas e corrupção. A digitalização dos meios de pagamento traz benefícios para clientes, empresas e comércios. Se a população aderir ao PIX, será o fim das maquininhas de cartão.

Comentários

Postar um comentário

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente