O projeto Starlink


 Você provavelmente já ouviu falar do Elon Musk. Ele é o fundador das empresas Tesla (que revolucionou o mercado automobilístico comercializando veículos elétricos), Neuralink (que desenvolve chips para serem implantados no cérebro humano) e SpaceX. Com a empresa SpaceX, Musk deseja reduzir os custos do transporte aeroespacial e permitir a colonização de Marte. O Starlink é um dos projetos da SpaceX, e possui um plano ambicioso: oferecer acesso rápido à internet em qualquer lugar do planeta Terra através de satélites.

Para que este plano se torne realidade, a SpaceX terá que produzir, lançar e operar satélites em uma escala nunca vista antes. Mas tudo indica que o projeto Starlink vai ser bem-sucedido: cerca de 1 terço da quantidade de satélites necessária para que a empresa tenha cobertura global já está em operação.

Até então, a SpaceX já foi autorizada pela FCC (agência de telecomunicações dos EUA) a lançar 12 mil satélites. Os satélites serão organizados em 3 camadas, com 1584 satélites por camada. A primeira camada, que fica a uma altitude de 550 km, já possui 482 satélites em operação. Assim que a primeira camada estiver completa, a SpaceX planeja operar outras 2 camadas, a 384 km e 1200 km de altitude. Para que você possa mensurar a ambição de Elon Musk, atualmente há 2274 satélites em órbita, já descontando os 482 satélites da Starlink.

Uma curiosidade interessante: é possível ver os satélites a olho nu nos dias logo após o lançamento, quando eles ainda estão em órbita mais baixa. Os satélites aparecem como um cordão de estrelas, se movendo rapidamente, conforme a imagem acima. Muitas pessoas, ao ver os satélites se movendo no céu, acham que estão visualizando discos voadores ou OVNIs.

A rede Starlink, quando concluída, deve ser capaz de oferecer velocidades de download de até 1 gigabit por segundo. Entretanto, a velocidade da internet depende de vários fatores. Neste mês, uma reportagem divulgou relatos de clientes testadores do projeto Starlink.  Tais usuários afirmam que, durante uma tempestade, a conexão conseguiu manter 113 megabits por segundo para downloads e 15 megabits por segundo para uploads, números razoavelmente ótimos para áreas rurais. A maior reclamação é sobre os “breves períodos sem conectividade”. Entretanto, a SpaceX afirma que este problema será corrigido em breve.

O valor da mensalidade para acessar a internet através do projeto Starlink é de US$ 99 por mês. Já o kit de aparelhos necessários para a instalação sai por US$ 499. Pode parecer um valor salgado, mas é necessário lembrar que o projeto Starlink será capaz de levar internet até locais inimagináveis.


Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente