Clonagem de WhatsApp: como se prevenir


A clonagem de WhatsApp é um golpe que já fez mais de 8 milhões de vítimas somente no Brasil, de acordo com uma pesquisa da PSafe. Alguns dias atrás, recebi uma ligação e por pouco não caí neste golpe. Hoje, abordarei a clonagem de WhatsApp, como ocorre e como evitar.

A clonagem de WhatsApp é um crime com milhões de vítimas. Os criminosos clonam o WhatsApp de uma pessoa para pedir transferências de dinheiro para os contatos dela. Em muitos casos, o prejuízo é gigantesco.

A clonagem de WhatsApp pode ocorrer de diversas maneiras. Vou citar o caso que ocorreu comigo há alguns dias ao receber uma chamada de São Paulo. Quando atendi, um jovem se apresentou como funcionário do Mercado Livre e afirmou que precisava revisar alguns dados sobre um anúncio de um imóvel que eu publiquei no site. Até aí tudo bem, pois eu realmente havia publicado o anúncio de um imóvel recentemente. Neste anúncio, o meu número de WhatsApp ficava público, de tal forma que qualquer pessoa poderia ver e entrar em contato comigo.

Logo em seguida, o jovem na ligação pediu para eu lhe informar um código que ele havia enviado para o meu número de celular. Neste momento, eu já fiquei desconfiado. Após alguns minutos, um código chegou no meu celular via SMS. Porém, não era um código enviado pelo Mercado Livre, e sim um código enviado pelo WhatsApp. A mensagem que recebi dizia o seguinte: “Código do WhatsApp: 605-052 – Não compartilhe este código”. Imediatamente, percebi que era um golpe e desliguei a chamada. Se eu tivesse informado o código ao jovem, ele conseguiria acessar meu WhatsApp. Por pouco não caí no golpe.

O cadastro no WhatsApp é muito simples, sem exigir e-mail ou senha. Para se cadastrar no WhatsApp, você apenas precisa informar um número de celular. O WhatsApp enviará um código de verificação para esse número e pronto. Este é o motivo pelo qual golpes de clonagem ocorrem com tanta facilidade no WhatsApp. Mas, o WhatsApp já disponibilizou uma ferramenta que impede tais golpes: a confirmação em duas etapas.

Para ativar a confirmação em duas etapas, você deve tocar nos três pontos no canto superior direito do WhatsApp e “Configurações”. Depois, toque em “Conta” e “Confirmação em duas etapas”. Toque no botão “ATIVAR” e crie uma senha (PIN) de 6 dígitos. Depois, você deverá digitar novamente o PIN e informar um e-mail que poderá ser utilizado para redefinir seu PIN, caso você o esqueça. Sempre que alguém tentar ativar seu WhatsApp em outro telefone, este PIN será solicitado. Nunca informe este PIN para ninguém.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

Banco sem tarifas

As marcas chinesas são confiáveis?

Documentos digitais - Conheça os aplicativos oficiais do governo brasileiro