Clonagem de WhatsApp: como se prevenir


A clonagem de WhatsApp é um golpe que já fez mais de 8 milhões de vítimas somente no Brasil, de acordo com uma pesquisa da PSafe. Alguns dias atrás, recebi uma ligação e por pouco não caí neste golpe. Hoje, abordarei a clonagem de WhatsApp, como ocorre e como evitar.

A clonagem de WhatsApp é um crime com milhões de vítimas. Os criminosos clonam o WhatsApp de uma pessoa para pedir transferências de dinheiro para os contatos dela. Em muitos casos, o prejuízo é gigantesco.

A clonagem de WhatsApp pode ocorrer de diversas maneiras. Vou citar o caso que ocorreu comigo há alguns dias ao receber uma chamada de São Paulo. Quando atendi, um jovem se apresentou como funcionário do Mercado Livre e afirmou que precisava revisar alguns dados sobre um anúncio de um imóvel que eu publiquei no site. Até aí tudo bem, pois eu realmente havia publicado o anúncio de um imóvel recentemente. Neste anúncio, o meu número de WhatsApp ficava público, de tal forma que qualquer pessoa poderia ver e entrar em contato comigo.

Logo em seguida, o jovem na ligação pediu para eu lhe informar um código que ele havia enviado para o meu número de celular. Neste momento, eu já fiquei desconfiado. Após alguns minutos, um código chegou no meu celular via SMS. Porém, não era um código enviado pelo Mercado Livre, e sim um código enviado pelo WhatsApp. A mensagem que recebi dizia o seguinte: “Código do WhatsApp: 605-052 – Não compartilhe este código”. Imediatamente, percebi que era um golpe e desliguei a chamada. Se eu tivesse informado o código ao jovem, ele conseguiria acessar meu WhatsApp. Por pouco não caí no golpe.

O cadastro no WhatsApp é muito simples, sem exigir e-mail ou senha. Para se cadastrar no WhatsApp, você apenas precisa informar um número de celular. O WhatsApp enviará um código de verificação para esse número e pronto. Este é o motivo pelo qual golpes de clonagem ocorrem com tanta facilidade no WhatsApp. Mas, o WhatsApp já disponibilizou uma ferramenta que impede tais golpes: a confirmação em duas etapas.

Para ativar a confirmação em duas etapas, você deve tocar nos três pontos no canto superior direito do WhatsApp e “Configurações”. Depois, toque em “Conta” e “Confirmação em duas etapas”. Toque no botão “ATIVAR” e crie uma senha (PIN) de 6 dígitos. Depois, você deverá digitar novamente o PIN e informar um e-mail que poderá ser utilizado para redefinir seu PIN, caso você o esqueça. Sempre que alguém tentar ativar seu WhatsApp em outro telefone, este PIN será solicitado. Nunca informe este PIN para ninguém.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente