Internet e Serviços Públicos


A internet revolucionou a maneira de trabalhar em praticamente todos os setores. Entretanto, o setor público ainda está engatinhando quando se trata de informatização de serviços. Diversos serviços públicos rotineiros poderiam ser prestados via internet, gerando economia de dinheiro público e tempo. Vale ressaltar: o dinheiro público é o nosso dinheiro, coletado através dos impostos. Se o dinheiro público estiver sendo mal utilizado, é o nosso dinheiro que estará indo pelo ralo.

Que o setor público desperdiça o dinheiro público com gastos inúteis e mal planejados, todos sabemos. Porém, é necessário lutarmos para que os serviços públicos sejam informatizados. Atualmente, apenas 49% dos serviços do Governo Federal podem ser prestados de maneira digital. Quando se observa a esfera municipal, a porcentagem de serviços prestados digitalmente é ainda menor.

O primeiro passo para buscar maior eficiência no setor público ocorre com a informatização dos serviços e processos e com a unificação das bases de dados. Por exemplo: para renovar o CRLV de um veículo em Santa Catarina, é necessário ir até o CIRETRAN com uma cópia do documento do veículo. Então, deve-se aguardar um prazo de cerca de 7 dias e retornar ao CIRETRAN para retirar o novo documento.

Veja como é cômico: quando o DETRAN deseja lhe avisar sobre uma multa que você levou, você recebe duas cartas; mas na hora de renovar os documentos, quem precisa correr atrás do DETRAN é você. A questão fundamental é: o DETRAN deve ter em sua base de dados a data de vencimento de seu documento. Perto da data de vencimento do documento, o DETRAN deveria automaticamente providenciar o novo documento de seu veículo e enviar para o endereço cadastrado. O pagamento das taxas poderia ser realizado via internet.

Depois de tantas críticas ao DETRAN, vale a pena citar alguns avanços: o DETRAN de Santa Catarina está trabalhando para digitalizar seus serviços e SC será o primeiro estado a possibilitar que os condutores tenham a CNH e o CRLV apenas na versão digital. Portanto, melhorias estão por vir.

Mas o DETRAN é apenas um de muitos exemplos da falta de uso da informatização nos serviços públicos. Um exemplo crítico ocorre nos postos de saúde: é necessário ir a uma unidade de atendimento para agendas consultas ou exames. Por que agendamento de consultas e exames não são realizadas via internet? Porque tais serviços não foram informatizados ainda. Quem mais sofre é a população, que precisa enfrentar filas e mais filas em cada serviço público que necessita.

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