O que é backup?

No decorrer do dia a dia, você provavelmente já ouviu falar sobre “backup” ou “armazenamento em nuvem”. Mas afinal, qual é o significado desses termos? Esse é o tema desse artigo.
O backup é a técnica de copiar arquivos para outro local, para evitar a perda dos mesmos. Por exemplo, imagine que você está trabalhando em um projeto no seu computador há 30 dias. O ideal é que você realize a cópia desse projeto para um pendrive (por exemplo) com frequência, pois caso seu computador tenha algum problema, você não perderá tudo.


Você pode fazer backup de itens pequenos, como por exemplo um trabalho no Word, ou de grandes projetos, que envolvem inúmeras pastas. O importante é que, ao fazer o backup, você copie os itens para outro dispositivo de armazenamento. Esse dispositivo de armazenamento pode ser um pendrive, um HD externo ou um cartão de memória micro SD, por exemplo. Utilizando um destes dispositivos, você estará fazendo uma cópia física de seu arquivo.

Outra opção que temos atualmente é de fazer backups na nuvem, através da internet. Chamamos de backup na nuvem porque os arquivos são transmitidos, através da internet, até um servidor, onde ficam armazenados. Qualquer referência a “armazenamento em nuvem” se refere ao salvamento de arquivos na internet.

Um exemplo de backup na nuvem ocorre com as conversas do WhatsApp, caso o backup no Google Drive esteja ativado. Para ativar o backup no Google Drive, entre no WhatsApp, toque nos 3 pontos no canto superior direito, toque em “Configurações, selecione “Conversas” e “Backup de conversas”. Então, toque em “Fazer backup no Google Drive”, selecione “Diário”, para que o backup seja feito diariamente e então selecione sua conta do Google.

Todos os dias durante a madrugada o WhatsApp enviará uma cópia de suas conversas para os servidores do Google, em sua conta do Google Drive. Portanto, se você precisar trocar de celular, mas continuar utilizando o mesmo número, você poderá recuperar todas suas conversas no celular novo. Bastará utilizar a mesma conta do Google, onde suas conversas foram salvas.

Existem diversas empresas que fornecem serviços de armazenamento em nuvem. Algumas das opções são o Google Drive (15 GB gratuito) e o OneDrive (5 GB gratuito). Para quem deseja apenas fazer backup das fotos de seu celular, existe o Google Photos, que permite que você salve um número ilimitado de fotos em alta qualidade na nuvem, para acessar de qualquer lugar, gratuitamente.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente