Uber x Taxistas

Em maio de 2014, o Uber estreou no Brasil, ao ser lançado na cidade de Rio de Janeiro. Nos últimos quatro anos, o aplicativo continuou sua expansão e atualmente, ele já está disponível em mais de cem cidades brasileiras, incluindo São Bento do Sul. Porém, diversos taxistas têm declarado queixas contra o lançamento do aplicativo, por causa do crescimento da concorrência no setor de transporte individual.


O Uber foi lançado em 2010 para Android e iOS com o intuito de fornecer um serviço similar a um táxi de luxo em São Francisco (Califórnia). Nos anos seguintes, o aplicativo recebeu diversos investimentos que permitiram a sua expansão global. Em maio de 2019, o Uber foi avaliado em 120 bilhões de dólares e estava presente em aproximadamente 65 países.

No dia 13 de dezembro de 2016 o Uber lançou em São Paulo o UberEats. Ele é outro aplicativo da empresa, no qual o usuário pode pedir comidas e receber em sua casa. Os alimentos podem ser entregues por motoristas tradicionais do Uber ou por motoboys cadastrados especificamente no UberEats.

O Brasil é o segundo maior mercado do Uber, atrás apenas dos Estados Unidos, país no qual o Uber nasceu. Diversas polêmicas surgiram com a implementação do Uber no mercado nacional. Os preços das corridas realizadas através do Uber tendem a ser mais baixos do que os preços cobrados por taxistas. Além disso, os taxistas precisam custear diversas regulamentações que os motoristas de Uber não possuem.

Diversos municípios chegaram até mesmo a proibir o Uber. Porém, em maio de 2019 o Supremo Tribunal Federal do Brasil declarou que a proibição de aplicativos de transporte individual (como o Uber) é inconstitucional.

Os motoristas de táxis precisam seguir uma grande lista de exigências, regras e documentações para poderem atuar nesse setor. Pode-se citar como exemplo a utilização de placas vermelhas nos veículos. Já para dirigir pelo Uber, basta se cadastrar no aplicativo Uber Driver e a empresa fará a checagem dos antecedentes criminais nos últimos sete anos do motorista, para então decidir se aprova a sua conta ou não.

Uma questão fundamental é: o Uber não aceita motoristas cujo veículo tenha placa vermelha. Dessa forma, os motoristas de táxi acabam tendo que escolher entre ser motorista de Uber ou taxista. Uma desvantagem de ser motorista de Uber está nas tarifas que a empresa cobra por corrida. O maior concorrente do Uber entre os aplicativos de transporte individual é o 99, também disponível em São Bento do Sul.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

Banco sem tarifas

Aplicativos de streaming

Smartband: uma pulseira inteligente