Como o Mercado Livre se tornou a maior empresa da América Latina?

Você provavelmente já ouviu falar no Mercado Livre. O Mercado Livre é uma empresa argentina fundada em 2 de agosto de 1999. Ela é responsável pelo site de comércio eletrônico Mercado Livre, que permite que qualquer pessoa anuncie produtos para venda por meio da internet. O Mercado Livre é uma empresa que vem construindo seu império nas últimas décadas, ao ponto de se tornar a maior empresa da América Latina em valor de mercado em agosto de 2020, superando todas as maiores empresas brasileiras.

Em agosto de 2020, o valor de mercado do Mercado Livre equivalia a US$ 59,3 bilhões. Mas como o Mercado Livre conseguiu superar todas as empresas brasileiras e se tornar a única empresa argentina entre as 20 maiores empresas (em valor de mercado) da América Latina? 

Em 2019, as operações no Brasil representaram cerca de 65% da receita líquida total da empresa. O Brasil sempre foi um dos territórios mais importantes na atuação do Mercado Livre. Entretanto, o Mercado Livre conta com grandes concorrentes no setor de comércio eletrônico no Brasil, como a B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), a Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio), a Magazine Luiza e a Amazon. Um dos pontos chaves que permitiu que o Mercado Livre crescesse tanto foram os grandes investimentos que a empresa fez no Brasil, tanto em logística quanto em marketing.

O Mercado Envios Full é um dos investimentos em logística que a empresa fez no país. O Mercado Livre posicionou centros de distribuição no Brasil, permitindo que vendedores enviem seus produtos até estes centros de distribuição. Estes produtos serão anunciados no Mercado Livre com destaque. Quando um destes produtos for vendido, o Mercado Livre irá preparar e enviar o pacote para o cliente. Utilizando o Mercado Envios Full, as vendas realizadas até às 22 horas com destino a São Paulo são entregues no dia seguinte.

O Mercado Livre também tem investido muito no Brasil para não depender mais dos Correios. Em 2020, o Mercado Livre comprou uma parte da empresa Kangu. A Kangu é uma startup brasileira de logística fundada em março de 2019. A Kangu permite que pequenos comércios de bairro possam operar como agências de postagem e retirada de produtos comprados via e-commerce (recebendo uma comissão por pacote). Quando um vendedor realiza uma venda no Mercado Livre, ele deve levar o pacote até a agência da Kangu mais próxima. O Mercado Livre fez parceria com uma rede de transportadoras que realizam a coleta nas agências da Kangu e transferem os produtos até o centro de distribuição do Mercado Livre mais próximo. A Kangu permitiu que o Mercado Livre tenha uma agência de coleta em cada cidade (como os Correios possuem), mas sem os custos de infraestrutura e funcionários. 


Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente