O maior vazamento de dados da história do Brasil

No dia 19 de janeiro de 2021, a empresa de cibersegurança PSafe revelou o vazamento de informações confidenciais de 223,7 milhões de brasileiros. Esse é o maior vazamento de dados da história do Brasil, de tal forma que podemos dizer que praticamente todos os brasileiros tiveram seus dados pessoais expostos. 

Atualmente, o Brasil tem uma população de 212,6 milhões de habitantes (IBGE). O número de CPFs com dados expostos é maior do que o número de habitantes porque dados de pessoas falecidas também fazem parte do vazamento. Dados de 40,1 milhões de CNPJs (empresas) também vazaram.

As informações pessoais que vazaram incluem CPF, nome, sexo e data de nascimento. Algumas pessoas ainda tiveram mais dados vazados, como: e-mail, telefone, endereço, ocupação, score de crédito, número do RG, título de eleitor, escolaridade, dados da Receita Federal, classe social, estado civil, dados de veículos, emprego, poder aquisitivo, fotos de rostos, salário, renda, IRPF, INSS, entre outros dados.

A origem de todos esses dados vazados ainda é um mistério. Uma possibilidade é que todos estes dados pertenciam à Serasa Experian. A Serasa Experian é uma empresa responsável pela análise de informações para decisões de crédito. Até o momento, a Serasa negou que o seu sistema tenha sido invadido. A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a Senacon e o Procon-SP já notificaram a empresa, pedindo que ela explique seu possível envolvimento. 

Outra possibilidade é que esse imenso banco de dados tenha sido formado reunindo informações que vazaram anteriormente, tanto em sistemas de empresas quanto em órgãos públicos. De acordo com a PSafe, as bases de dados foram postadas por um cibercriminoso em um fórum online. O criminoso disponibilizava os dados básicos gratuitamente e realizava a venda do pacote de informações mais completo (informações sobre escolaridade, benefícios do INSS, programas sociais, renda). Criminosos podem utilizar os dados para aplicarem golpes em bancos ou em programas sociais do governo.

Se você ficou curioso para saber se seus dados foram vazados, o desenvolvedor Allan Fernando criou um site chamado ‘Fui Vazado’, no qual qualquer pessoa pode inserir seu CPF e data de nascimento para consultar se seus dados foram divulgados na web no megavazamento. Para fazer a consulta, acesse o site fuivazado.com.br. O site ‘Fui Vazado’ apenas verifica se o CPF informado está presente no banco de dados do vazamento. Se estiver presente, o site exibe quais tipos de dados vazaram, sem exibir os dados em si.


Comentários

Artigos mais visitados na última semana

O Windows 11 chegou!

Como fazer pesquisas e testes com o Google Forms

Como aprender outro idioma gratuitamente