Cuidado com golpes bancários

Tenha cuidado para não cair em golpes envolvendo a quitação de financiamentos. Estes golpes estão acontecendo com muito mais frequência nos últimos anos. Nas últimas semanas, no mínimo três pessoas caíram neste tipo de golpe aqui na região de São Bento do Sul – SC (todas no mesmo banco). Neste artigo, abordarei como os criminosos trabalham e o que você pode fazer para evitar cair neste golpe.

O golpe bancário mais comum envolve a quitação de financiamentos bancários (seja de veículos ou imóveis). Os criminosos desenvolvem sites idênticos aos sites dos principais bancos e financiadoras. Quando uma pessoa acessa um destes sites, tentando gerar o boleto de quitação de um financiamento, o site redireciona a pessoa para conversar no WhatsApp. No WhatsApp, os criminosos utilizam a mesma estratégia: colocam a foto do banco e tentam convencer o usuário de que este é o meio oficial de contatar o banco.

Quando o usuário diz para o criminoso que preciso do boleto de quitação de um financiamento, o golpista pede algumas informações pessoais (data de nascimento, CPF, CEP) para o usuário. De acordo com o golpista, estas informações são necessárias para confirmação da identidade. Na realidade, o criminoso utiliza esses dados para acessar o contrato de financiamento do cliente e verificar qual é o valor para quitação da dívida. Como o criminoso consegue acessar o sistema do banco? Boa pergunta. É possível que ele tenha uma parceria com alguém que trabalha no banco. Outra possibilidade é uma vulnerabilidade de segurança no sistema do banco.

Após conseguir as informações referente ao contrato de financiamento do usuário, o criminoso envia o número do contrato e o valor para quitação ao usuário no WhatsApp. Para convencer o usuário a realizar o pagamento, em alguns casos o golpista oferece um desconto ao usuário caso o pagamento seja feito no mesmo dia. Se o usuário solicitar, o criminoso envia um boleto de quitação idêntico ao original, mas com o código de barras alterado. Se o usuário realizar o pagamento deste boleto, o golpe é bem-sucedido.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, ao entrar em sites de bancos, confira se o endereço do site está correto (por exemplo: www.banco.com.br). Se houver algo de errado no endereço do site, já desconfie. E na hora de realizar pagamentos de boleto, após ler o código de barras, certifique-se de que o nome do beneficiário que está aparecendo no aplicativo é o mesmo nome do beneficiário que está no boleto impresso. 

Se você cair neste tipo de golpe, a primeira coisa a fazer é abrir reclamações no Reclame Aqui (na página do seu banco) e no PROCON. Você pode abrir a reclamação no PROCON pela internet, através deste site: https://www.consumidor.gov.br/. Nos últimos casos, é necessário entrar em contato com um advogado para abrir um processo judicial.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

Banco sem tarifas

Aplicativos de streaming

Smartband: uma pulseira inteligente