Para que serve uma placa de vídeo?
Este é o primeiro artigo de uma nova série de publicações desta coluna explicando para que serve alguns componentes de computadores. O tema deste artigo é placa de vídeo: o que é e para que ela serve em um computador.
A placa de vídeo é a peça do computador que é responsável por gerar as imagens que são exibidas na tela (uma página da web, um documento PDF ou um jogo). Essa peça também é chamada de GPU (unidade de processamento gráfico). A placa de vídeo recebe instruções e dados sobre uma imagem do processador (CPU – unidade central de processamento), processa estes dados e informa ao monitor do computador o que deve ser exibido.
As placas de vídeo costumam ficar desatualizadas com o passar do tempo. Uma placa de vídeo lançada em 2009 não irá conseguir executar os jogos lançados em 2019 nas melhores definições. Atualizar os drivers da placa de vídeo é importante, pois garante que ela continue funcionando sem problemas.
Existem dois tipos de placa de vídeo: a integrada e a dedicada. As placas de vídeo integradas são mais simples e normalmente fazem parte da placa-mãe ou do processador. Uma placa de vídeo integrada é uma boa opção para pessoas que utilizam o computador apenas para navegar na Internet e criar documentos no Word e Excel. As placas integradas costumam ser mais baratas, geram menos calor e gastam menos energia.
Já as placas de vídeo dedicadas possuem sua própria memória de vídeo. Logo, elas não utilizam as memórias RAM do computador. Placas dedicadas são voltadas para gamers ou designers profissionais, por exemplo. Essas placas geram bastante calor e por causa disso, possuem um sistema próprio de resfriamento, o que aumenta o consumo de energia, o preço e o tamanho do componente. A imagem acima mostra um exemplo de placa de vídeo dedicada. A placa de vídeo da imagem é a Galax NVIDIA GeForce RTX 2060 6GB. Atualmente, essa placa de vídeo está sendo comercializada por aproximadamente R$ 5.299,90. Em 25 de janeiro de 2021, essa mesma placa era vendida por R$ 3.366,60.
Atualmente, o valor das placas de vídeo está muito mais elevado do que o normal (em alguns casos, o preço triplicou) devido a mineração de criptomoedas. Por incrível que pareça, o Bitcoin não é a criptomoeda responsável pelo aumento dos preços das placas de vídeo, pois atualmente não é rentável minerar essa moeda com placas de vídeo. Outras criptomoedas, como o Ethereum, são mineradas utilizando GPUs, e por isso causaram este aumento no valor destes equipamentos.
Comentários
Postar um comentário