O que é um banco de dados?

O termo “banco de dados” é frequentemente utilizado quando se aborda o desenvolvimento de sistemas e websites. Neste artigo, abordaremos o que é um banco de dados e para que serve. Um banco de dados é um conjunto de dados armazenados eletronicamente que podem estar relacionados entre si. Os dados que são armazenados em um banco de dados representam aspectos do mundo real.

Atualmente, os bancos de dados são elementos essenciais para o dia a dia da maior parte das pessoas, por mais que muitas pessoas nem saibam disso. Os bancos de dados estão presentes em atividades como: realizar transações financeiras, reservar passagens de transporte, comprar em lojas online e acessar virtualmente o acervo de uma biblioteca. 

Os bancos de dados são utilizados porque permitem que as informações armazenadas atualizadas sejam consultadas a qualquer momento, de forma rápida e compacta. Por exemplo: se todos os registros do acervo de uma biblioteca fossem armazenados em papel, seria necessário dispor de um grande espaço para guardar todos estes documentos. Além disso, estas informações estariam sujeitas a umidade e traças. Para evitar que estes dados sejam perdidos e para economizar espaço, uma boa prática seria armazenar estes registros em um banco de dados.

Outra vantagem ao utilizar banco de dados está na facilidade para consultar uma informação específica em um conjunto de informações. Em um banco de dados digitalizado, a atividade de busca ocorreria em segundos ou minutos. Já caso essa busca fosse realizada manualmente, em registros físicos, poderia levar meses até que a informação fosse localizada, além de demandar um grande trabalho manual.

Para permitir o gerenciamento dos bancos de dados, foram desenvolvidos os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), que são programas responsáveis por proporcionar a recuperação e gravação dos dados de forma mais eficiente, garantir mais segurança aos dados armazenados e facilitar a interação do banco de dados com os usuários. Afinal, a maior parte dos usuários de um sistema nem imaginarão como os seus dados estão sendo armazenados.

Atualmente, os sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) mais utilizados são o Oracle, o MySQL e o PostgreSQL. Enquanto o primeiro (Oracle) possui uma licença proprietária que demanda um grande investimento, os dois últimos possuem licenças “free software”, o que permite que as ferramentas possam ser utilizadas gratuitamente, de acordo com o propósito. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são alguns exemplos de empresas que utilizam o PostgreSQL em seus bancos de dados.

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

Banco sem tarifas

Aplicativos de streaming

Smartband: uma pulseira inteligente