Dicas para se proteger de golpes na Black Friday

 A Black Friday está chegando: neste ano, ela será no dia 26 de novembro. Neste artigo, abordarei algumas dicas para você se proteger de golpes enquanto faz suas compras. Eu também irei citar alguns conselhos para que você saiba reconhecer se o preço promocional de algum produto realmente possui algum desconto; dessa forma, você poderá se garantir para que o barato não saia caro.

Ao longo da pandemia causada pela Covid-19, quase todas as lojas começaram a vender pela internet também. Entretanto, com tantas opções de lojas virtuais, pode ser difícil reconhecer as lojas fidedignas em meio às lojas golpistas. Certamente, ninguém quer correr o risco de comprar um presente de Natal e receber uma caixa com uma pedra (ou pior, não receber nada).

Sempre que você for comprar em algum site que você nunca comprou antes, pesquise o nome do site para verificar se o site é confiável. Basta digitar no Google “o site tal é confiável”. Se você encontrar reclamações sobre este site, verifique se a empresa respondeu a reclamação e se o problema foi resolvido. Muitas vezes, a existência de reclamações não é um problema, desde que a empresa esteja preocupada em solucioná-las. Se você não encontrar nada sobre o site, nem reclamações nem avaliações positivas, fique atento, pois isso não é um bom sinal (mas talvez apenas indique a loja é nova).

O principal site utilizado por internautas para registrar reclamações sobre lojas virtuais é o Reclame Aqui. Este site possibilita que as empresas entrem em contato com os clientes para tentar resolver as reclamações. O site exibe uma nota para cada empresa, de acordo com o atendimento prestado. Antes de comprar em um site, sempre busque pelo nome do site nesta plataforma. Outra estratégia interessante é buscar pelas redes sociais (Facebook, Instagram) da loja virtual, pois estas empresas sempre buscam expandir o seu alcance de clientes através destas redes. Se você não encontrar nenhuma rede social, fique atento pois pode ser que você esteja diante de um site golpista.

Se você estiver com dúvidas sobre a idoneidade de um site, procure pelo CNPJ da empresa. A maior parte das lojas virtuais disponibiliza o número do CNPJ da empresa no rodapé do site ou nos termos de uso do website. Se você encontrar este número, pesquise o CNPJ no Google (ou consulte a situação do CNPJ pelo site da Receita Federal) e verifique se a empresa realmente existe e se as informações coincidem com os dados apresentados no site.

Por fim, quando você estiver diante de uma promoção, sempre pesquise pelo produto em sites como Zoom e Buscapé. Estas ferramentas disponibilizam um gráfico que exibe qual foi o menor valor deste produto nos últimos 6 meses. Desta maneira, você não irá cair em promoções falsas. #ficaadica

Comentários

Artigos mais visitados na última semana

Banco sem tarifas

Aplicativos de streaming

Smartband: uma pulseira inteligente